INFO

Wilson Ricoy é guitarrista profissional, atua como instrutor de GUITARRA / VIOLÃO e produtor musical. Também é guitarrista e vocalista das bandas BLENDED BLUES TRIO e NIGHT SHAKERS.

 

Nasceu em 1966 no bairro do Brás em São Paulo. Mora em São José dos Campos desde 2009. Influenciado por Eric Clapton, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Rolling Stones, Deep Purple, The Beatles, Led Zeppelin e Black Sabbath, Iniciou seus estudos na música em 1988, estudando com Francisco Lacerda, Celso Marques Filho e Daril Parisi.

 

Em 1998 ingressou no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T) do saudoso Wander Taffo, onde deu sequência aos seus estudos aprendendo e tocando com mestres como Wanderson Bersani, Wilson Ramos, Fabiano Carelli, entre outros. Durante esse período, participou de vários workshops, seminários e cursos livres para completar seu aperfeiçoamento, além de também frequentar o curso de Set-Up, sobre a melhor utilização da combinação entre guitarras, amplificadores e efeitos, ministrado pelo guitarrista Silas Fernandes.

 

Ao mesmo tempo em que investia em seu aprimoramento, também se dedicou bastante à prática do instrumento participando de várias bandas de estilos diversos, se apresentando na noite de São Paulo. Em 1997 ingressou na banda de baile Filtrasom, onde ficou por dois anos, desenvolvendo sua versatilidade em vários estilos. Logo em seguida, fundou a banda Kamikazi Rock, que durou até 2012, onde o Rock'n'Roll clássico de Elvis Presley, Johnny Rivers, The Hollies, etc. predominava no repertório. Além disso, também participou de alguns projetos paralelos com as bandas Rhadar e RTX (Classic Rock) além das bandas Meridian e Revengers na linha do Hard Rock.

 

É instrutor de GUITARRA E VIOLÃO desde 2002 e desenvolveu um método próprio que utiliza em suas aulas com seus alunos. Tem um projeto especial para o ensino de violão e guitarra para executivos e profissionais liberais que sofrem dos males modernos (stress, pânico, ansiedade) e tem pouco tempo para estudar. Esse método foi desenvolvido com base em sua própria experiência trabalhando como executivo de companhias multinacionais.

 

Em 2011 decidiu se aprofundar no estudo do Blues e estudou com mestres como Marcos Ottaviano, Amleto Barboni e Lancaster Ferreira. Como resultado de sua especialização, foi convidado para integrar a banda de Blues Rock Blue 7.1, onde atuou como guitarrista e vocal de apoio, onde ficou até 2016.

Em 2015 fundou a TOCA DA CORUJA ESTÚDIO MUSICAL, onde deu AULAS DE VIOLÃO E GUITARRA e também de PRÁTICA DE CONJUNTO (BANDAS). Foi arranjador e produtor do álbum "Questões Temporais" da cantora e compositora Laura Passoni, sendo também responsável pelas guitarras, violões e demais instrumentos de corda do álbum.

 

Em 2018, após um período atuando como sideman de artistas atuantes na cena de Blues paulistana, fundou a BLENDED BLUES TRIO, juntamente com Mauro Caballero (baixo, ex-Nuno Mindélis e Danny Vincent Band) e Guillermo Ezquerra (bateria, ex-Ventura Blues Band). Após um ano intenso, com aproximadamente 50 shows, a banda atualmente está gravando o seu trabalho de estréia, onde também atua como compositor, arranjador e produtor. Juntamente com seus parceiros da Blended Blues Trio, também fundou a banda NIGHT SHAKERS, especializada em Blues, Soul e Jazz. Completando a formação estão a cantora Michelly Escalante e o pianista Alex Campelo.

 

Continua sempre estudando, pesquisando e se aprimorando cada vez mais. Está estudando com o grande mestre do Blues nacional André Christovam e está cursando uma pós graduação em Pedagogia e Performance em Guitarra Integral pela FACEC / ES, em parceria com a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB - SP), para que possa ajudar a tornar o mundo um lugar melhor através da prática e do ensino da música de maneira objetiva e divertida!